A falsificação de produtos – InfoArmas

A realidade

Seria muito bom entrarmos mais no mundo das lanternas, falando sobre as questões técnicas e dicas, mas fica inevitável o alerta sobre um tema recorrente: as falsificações de lanternas (dispositivo de iluminação) e pilhas/baterias (fontes de energia).

Para considerar

Nenhuma informação a seguir é para denegrir ou expor algum fabricante ou produto, muito pelo contrário, o intuito é precaver o comprador desavisado sobre alguns produtos vendidos sem quaisquer validação da respectiva marca associada à falsificação. Há também a intenção de proteger a propriedade intelectual e capacidade produtiva dos respectivos fabricantes (empregos).

Compra consciente

Um dos motivos para compartilhar o pouco que sei, é sem dúvida, orientar a pessoa para que esta realize uma compra consciente. Pode ser a lanterna mais simples, ou mais sofisticada, ou até a de entusiastas, mas o tema de falsificação de produtos está em todas as partes e isto pode ter um preço: a sua vida (1*).

Alguns fabricantes conhecidos e renomados no ‘mundo tático’ simplesmente não tem réplicas, similares ou afins. O que encontramos são falsificações descaradas. Infelizmente estas estão com um aspecto visual e com as funcionalidades muito similares ao do original, com a clara falta de confiabilidade. Claro que uma fake vai iluminar, mas até aí, confiar a sua vida nisso não dá. E como eu sempre digo, ‘iluminar até bu*** de vagalume ilumina’.

Comprar ou vender algo sem saber que não é verdadeiro, é uma coisa, mas fazer essa transação sabendo que o produto é falsificado e não avisando o comprador sobre isso, é algo bem chato, e provavelmente ilícito. Lembrando que você compra e vende o que quiser, e como quiser. Adianto que por causa deste tema já comprei briga e fui expulso de grupos, fóruns e afins. E se prepare para comprar briga por causa deste tema também.

Dica de compra para as lanternas

Segue uma lista com o intuito de ajudar o leitor:

  1. a dica mais simples é comprar de pessoas e locais confiáveis. Esta seria a regra de ouro, mas nem sempre quem vende sabe que está com um produto falsificado.
  2. o preço pode ser um indicativo, mas alguns vendem a falsificação com o preço de original.
  3. a lanterna pode vir no blister (embalagem) e com as pilhas com o nome do fabricante também, e acredite, é tudo falsificado. Surefire e Streamlight vem com as CR123 com o nome deles nas baterias e estão falsificando tudo: a embalagem, a lanterna e as baterias.
  4. Entretanto, como as falsificações estão a cada dia mais sofisticadas. Ficando impossível detectar a falsificação, entre em contato com o fabricante e mande algumas fotos para ele averiguar o produto. Mande o número de série também. Já indiquei várias pessoas para fazerem isso.
  5. procure no site de vendas chineses o número de série da lanterna com o que você encontra para venda nesses sites. E é disso que eu falo neste vídeo (vá para os 8 minutos):

Dicas: Sufefire X300 Ultra e XC1 – Replica/Falsa/FAke

E mais esses dois vídeo do amigo Dioni,  que é referência no tema de lanternas.

G2 fake: Dicas de como evitar

X300 fake: Dicas de como evitar

Segue uma lista de grandes fabricantes e modelos mais falsificados:

Surefire: as lanternas de mão mais comuns falsificadas são as G2 Led, G2X, 6P. Lanternas para armas são as M951, M952, M300, M600,  XH35, XC1, X300, X400, etc. Praticamente todas. Considere também os acionadores remotos e outros acessórios.

Stremalight: as lanternas de mão mais comuns falsificadas são as Protac. Lanternas para armas são as TRL1, TRL7 e TRL8.

Inforce: as lanternas para armas todas as versões.

Steiner: as lanternas para armas são as SBAL-PL e DBAL-PL.

Esta lista não será atualizada e não contempla tudo o que há de falsificação, mas fique certo que a cada lançamento de um grande fabricante, a falsificação logo aparece.

Imagem da internet: Surefire G2 Led

Essas lanternas da imagem acima foram e ainda são vendidas aos montes, e tem muitas falsificadas. No link dos vídeos que postei acima, existem algumas maneiras de identificar se a sua lanterna é fake. Segue uma imagem da fonte de luz delas original. Caso a sua não tenha um desses, assista os vídeos com atenção redobrada.

Imagem da internet: P60L da Surefire usado nas G2 Led*

* As G2 Led foram substituídas pelas G2X e outros modelos. Consulte o site da Surefire.com

Dica de compra para as fontes de energia

Temos dois tipos de fonte de energia usados nas lanternas em geral: as descartáveis e as recarregáveis.

As descartáveis mais comuns são as AA, AAA, CR123 que você usa e depois descarta para reciclagem.

As recarregáveis mais comuns são as de NiMh (como as Eneloop) e as de Li-ion (como as 18650).

No caso das CR123 temos a falsificação da Surefire, Streamlight, Panasonic e outros. Algumas vezes a falsificação é grotesca e outras, como sempre, são bem feitas. Vale a regra para a compra em sites confiáveis.

Chegando nas li-ion, principalmente as 18650, são as coisas mais falsificadas em quantidade que eu já vi. Pois, para cada lanterna vendida que usa as 18650 como fonte de energia, na maioria das vezes sempre vai uma bateria fake ou de péssima qualidade. Consideremos o consumo de 18650 pelas pessoas que são adeptas aos cigarros eletrônicos e temos um aumento na quantidade de 18650 falsas no mercado para enganar este público.

Dica: não existe 18650 de qualidade com a capacidade acima de 3600mAh no mercado até o momento (agosto de 2020). Passou de 3600mAh, não confie. Procure na internet e sites sobre o tema.

O grande problema das li-ion são:

– muitas são praticamente impossíveis de serem detectados como falsificadas;

– algumas pessoas pegam as baterias originais usadas ou as falsificadas e colocam uma nova capa e vendem como novas. Estes invólucros são vendidos na internet também. Vale ressaltar que muitas pessoas que usam 18650 e de outros tamanhos, compram estes invólucros para consumo próprio, pois, com o tempo e uso, a capa das baterias desgasta e simplesmente racha ou descasca.

Imagem da Internet: Exemplo de invólucro plástico vendido para encapar uma 18650

Fique atento, informe-se e use produtos originais.

Muita luz em tua vida, hoje e sempre!!!




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-