Aventuras na História · Pesquisa revela verdadeira situação de trabalhadores que construíram rota romana na Holanda

Novas informações reveladas em poste encontrado na via do século 2 indicou um dado importante para entender a sociedade romana

Na Holanda, arqueólogos chegaram à conclusão final sobre a Rota da Renânia, estrada romana que corta parte da Europa. Através de uma árdua pesquisa, foi confirmado, a partir de inscrições em referência aos construtores, que a rota foi construída por patrícios. A descoberta seu deu através de um mastro encontrado na altura da cidade neerlandesa de Katwijk.

A anotação descreve a frase “COH II arma/”>CR”, uma forma de identificação da coorte (conjunto de pessoas que tem em comum um evento contemporâneo) de trabalhadores responsáveis pela obra. Segundo essa inscrição, foram usados 500 homens de origem romana e que eram cidadãos que integravam o exército do Império. O trecho estudado data de 125.

Inscrição encontrada em mastro / Crédito: Provincie Zuid-Holland

 

Esta é a segunda indicação da origem cidadã desses trabalhadores. No ano passado, outro poste foi encontrado próximo ao primeiro, com escritos que sugeriam essa mesma informação, mas não era possível concluir firmemente a origem dos trabalhadores. Com a nova pesquisa, torna-se fato que a mão de obra era livre, mas não impede que também tenha sido utilizada população escrava ao mesmo tempo.

A revelação é parte de um grande projeto holandês de prospecção e investigação para a construção de novas vias e um túnel na região. Os arqueólogos estão fazendo buscas intensivas no local, no intuito de expor todo o patrimônio material do sítio, para que não sejam deteriorados. Os resultados do estudo serão publicados no fim do ano.




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-