Barragem de Jati: Rompimento não afeta testes operacionais no Cinturão das Águas, garante MDR – Região – Armas Online

O rompimento em uma tubulação na barragem de Jati, no município homônimo, na região do Cariri, ocorrido nesta sexta-feira (21), não vai afetar o teste operacional de liberação de água para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), conforme garantiu o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

O secretário Executivo da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Aderilo Alcântara, avalia que a decisão do MDR em manter os testes, “pautada em análises técnicas”, é importante pois  “vai evitar o atraso na chegada da água ao Castanhão”.

‘Foi um filme de terror mesmo’, diz morador sobre rompimento de tubulação em Jati

“É esse recurso vindo do São Francisco que manterá o volume hídrico em nível satisfatório no maior reservetório do Ceará, que é estratégico para o abastecimento do Baixo Jaguaribe e da Região Metropolitana de Fortaleza”.

Uma comitiva integrada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, pelo governado do Estado, Camilo Santana, e por técnicos em segurança de barragens e em gestão de riscos da Defesa Civil Nacional, já está na cidade de Jati para avaliar os danos causados pelo rompimento. A primeira análise situacional será exposta às 14h30 de hoje (22), em coletiva.

Fase de testes

Nesta fase de testes operacional, a previsão da SRH é que as águas cheguem ao Castanhão em um prazo de dois a três meses. Do maior açude do Ceará até Fortaleza, a transferência será em um prazo menor: três dias. A Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRH) acredita que o transporte oficial, após o período de teste, acontecerá, efetivamente, no primeiro semestre de 2021, garantindo a segurança hídrica para 4,5 milhões de habitantes da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).  

Rompimento

O rompimento em um dos dutos de transferência de água do reservatório aconteceu no fim da tarde desta sexta. Diante dos riscos de inundação, cerca de duas mil pessoas residentes em um raio de 2km foram evacuadas de suas casas ainda na madrugada deste sábado. As famílias foram levadas para alojamentos na região ou para casas de parentes e amigos até que sejam feitas todas as avaliações técnicas das estruturas do reservatório.

A estrutura danificada faz parte do Projeto de Integração da Bacia do Rio São Francisco, em um dos pontos de liberação de água no ramal Norte para o Ceará e a Paraíba. De acordo com nota técnica do MDR, o vazamento foi contido poucas horas após a ocorrência. Segundo o Corpo de Bombeiros do Ceará não houve alagamentos, erosão de terrenos e nem danos em residências e estradas. 

 





O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-