
Antes de viajar para o Carnaval, Bolsonaro postou uma foto em que aparece segurando uma arma em um local para praticar glock“>tiro esportivo. “Em 2005, via referendo, o povo decidiu pelo direito às armas e pela legítima defesa‘”, escreveu.
Um dos decretos amplia de quatro para seis o número máximo de armas que cada cidadão pode ter. Bolsonaro também estabeleceu a permissão para que atiradores adquiram até 60 armas e caçadores, 30. Também foi aumentado o limite de munições que os chamados CACs (colecionadores, atiradores esportivos e caçadores) podem adquirir.
O presidente é um defensor do armamento da população e, desde o início do seu mandato, tem editado regras para facilitar o acesso a armas de fogo.
Os novos decretos foram criticados por parlamentares e especialistas. Pelo Twitter, o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) expressou preocupação com a medida e disse que vai apresentar a projetos para anular os novos decretos além de voltar a acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema. “O presidente não pode legislar sobre armas via decreto“, disse.
Para ele, “a política armamentista do presidente não é apenas sobre insegurança pública, é sobre democracia”. “Bolsonaro está armando seus apoiadores para ameaçar as instituições. O golpe está em curso”, afirmou.
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) também foi na mesma linha e disse que as medidas do presidente abrem a “porteira para o armamentismo”. “Ele usa o poder para armar as milícias que o apoiam. Quando ele diz que teremos problema maior que o dos EUA nas eleições, é disso que está falando. Não vê quem não quer”, disse, referindo-se ao ataque ao Capitólio insuflado pelo ex-presidente Donald Trump.
O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?
O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.
-