Busca por armas nos EUA cresce 93% com proximidade de eleição presidencial | Internacional e Commodities

O NICS é o índice que mede a intenção de compra de armas no território americano e somou 10,3 milhões de consultas ao sistema no primeiro semestre ante 13,3 milhões em todo o ano passado.

O NICS checa – de forma on-line – se o cidadão americano pode comprar armas e de que tipo e costumava levar cerca de duas horas para entregar a resposta, mas passou a demorar até quase uma semana devido à grande procura por armas.

Sempre que o cidadão americano se sente ameaçado, ele compra armas. E uma potencial mudança de poder configura uma ameaça para parte da população dos EUA.

De acordo com Salesio Nuhs, presidente da Taurus Armas, esse é um movimento comum no mercado dos EUA em ano de eleições presidenciais. A companhia brasileira detém 15% do mercado de armas americano – o maior do mundo – e vendeu, no primeiro semestre, 804 mil unidades aos Estados Unidos.

Com eleições presidenciais, o receio é de que ocorra mudança de partido e de ideologia no comando do país e isso possa reverberar nas regras para aquisição de armas.

O jogo está desfavorável para a reeleição de Donald Trump. “Todos os presidentes que precisaram lidar com uma recessão dois anos antes da reeleição perderam, e todos os presidentes que evitaram uma recessão dois anos antes ganharam”, disse Dan Clifton, chefe de análise política na consultoria americana Strategas, em um episódio do podcast Itaú Views

No 1º trimestre, a maior busca por armas ocorreu principalmente no mês de março, com a maior disseminação do novo coronavírus em território americano, conta Nuhs.

Vale lembrar que as lojas de armas americanas registraram longas filas de consumidores que lotaram as calçadas em março e abril, conforme amplamente registrado pela mídia americana na época.

Em maio, as manifestações antirracistas após a morte do segurança negro George Floyd durante abordagem violenta da polícia de Minneapolis (EUA) também aumentou a intenção de comprar armas dos americanos.

Fazendo um exercício de avaliação de longo prazo, comparando o volume de vendas semestral da Taurus nos EUA e o índice de intenção de compra de armas nos EUA medido pelo NICS (Sistema Nacional de Verificação Instantânea) desde o primeiro semestre de 2014 até o primeiro semestre de 2020, as vendas nesse país cresceram 177%, enquanto o NICS teve alta de 68%, evidenciando o aumento da fatia de mercado norte-americano da Taurus.




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-