Sociedade

Armando Sapalo | Dundo

Maurício Graça Calundjiu, de 22 anos, foi detido, sábado, no Dundo, província da Lunda-Norte, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por furto de uma arma de fogo, do tipo AKM, no interior do edifício da Comissão Provincial Eleitoral.

Fotografia: DR

O chefe de Departamento de Estudos, Informação e Análise do SIC na Lunda-Norte, subinspector Veríssimo Pandamar, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que o crime ocorreu no passado dia 8 e que a arma já foi recuperada. Segundo o subinspector Veríssimo Pandamar, além da arma foi também recuperada uma motorizada, de marca KTM, utilizada pelo acusado, para a efectivação do crime.
O subinspector Veríssimo Pandamar avançou que o processo que envolve Maurício Graça Calundjiu corre os trâmites legais no Serviço de Investigação Criminal, no município do Chitato.

Veríssimo Pandamar lamentou o número, cada vez mais elevado, de jovens, em idade estudantil, cujo vigor seria aproveitado para darem o seu contributo em sectores sociais e produtivos, que decidiram enveredar pelo mundo da delinquência.
A detenção de Maurício Graça


Calundjiu ocorre numa altura em que o SIC na Lunda-Norte anunciou a captura, na passada quinta-feira, do líder de um dos mais temíveis grupos de marginais, depois de estar foragido desde 2015.

Trata-se de Jean Nguindu, de 20 anos, mais conhecido por “Já”, líder do grupo de marginais denominado “B-13”, envolvido em crimes de homicídios, furtos, roubos, assaltos à mão armada em residências,via pública e estabelecimentos comerciais.
Jean Nguindu, cujo grupo tinha como preferência os municípios do Chitato, Cambulo e Lucapa, é acusado de homicídio qualificado, ocorrido a 14 de Outubro de 2015.

Natural da República De-mocrática do Congo e em situação migratória ilegal em Angola, Jean Nguindu foi detido em posse ilegal de uma pistola do tipo Macarof, três chaves de fenda e um martelo, meios que, segundo o SIC, eram utilizados para o cometimento de crimes.




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-