Covid-19: Funai acompanha vacinação de indígenas no Amazonas

A Coordenação Regional (CR) Alto Solimões, unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Tabatinga, no Amazonas, acompanhou na terça-feira (19) o início da vacinação de mil indígenas da comunidade Umariaçu I, do povo Ticuna, contra a covid-19.

Um lote com 10 mil doses da vacina foi transportado por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para o município, em apoio ao Ministério da Saúde. Do total, 8,9 mil estão destinadas a indígenas acima de 18 anos, em sua maioria da etnia Ticuna. As outras 1,1 mil imunizarão profissionais de saúde da Prefeitura de Tabatinga.

Na segunda-feira (18), o coordenador da CR Alto Solimões, Jorge Gerson Baruf, havia participado de uma reunião com o 8º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército (8º BIS) e com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Solimões da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), a fim de discutir e alinhar a logística de vacinação dos indígenas da região.

A Funai tem o papel institucional de monitorar as ações e serviços de atenção à saúde indígena, enquanto a execução dos trabalhos é de responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio da Sesai. A atuação da Funai se dá via Coordenação de Acompanhamento de Saúde Indígena (Coasi), com o apoio das unidades descentralizadas da fundação em todo o território nacional.

Por força do Decreto nº 9.795, de 17 de maio de 2019, fica a cargo da Sesai a coordenação e execução da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS), com participação dos estados e municípios.

Assessoria de Comunicação/Funai
Com informações do Ministério da Defesa




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-