Decreto do governo do estado proíbe o funcionamento de bares – Armas Online
Foto: Pixabay / Ilustrativa

O governador Eduardo Leite assinou o decreto, publicado nesta quinta-feira (9), que permite o funcionamento de lojas de chocolate, lancherias, restaurantes e estabelecimentos que prestam serviços de higiene pessoal, como cabeleireiros e barbeiros. Os estabelecimentos podem abrir, desde que possuam autorização municipal e sigam regras de higiene e de atendimento ao público estabelecidas em normativas anteriores. Os funcionários deverão usar equipamentos de proteção individual e manter a distância mínima de dois metros entre clientes.

O decreto estabeleceu que bares, até então liberados, não se enquadram como atividade ou serviços essenciais. Dessa forma, devem ser mantidos fechados ao público. Podem, no entanto, manter atividades de tele-entrega ou take-away (retida no balcão). Os municípios não podem autorizar funcionamento diverso.

Em entrevista no programa Contraponto Especial Coronavírus, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker, falou sobre a alteração que afeta os bares.


ouça a entrevista


https://independente.sfo2.cdn.digitaloceanspaces.com/2020/04/090420_CONTRPAONTO_ENTREVISTA.mp3

 


 

“O que se busca hoje é a questão do distanciamento. E nesses bares a gente sabe que acaba não ocorrendo o distanciamento. Pelo contrário: as pessoas vão, sentam juntas e acabam interagindo bastante. Então, esse é o objetivo de se travar o funcionamento, no sentido de que não pode haver a circulação no bar”, explica.

“Não há uma busca da prefeitura em travar a atividade econômica, mas, enfim, dentro do contexto que se impõe agora, o distanciamento social é a nossa grande arma para lidar com esse vírus”, afirma o secretário.

Comércio

André Bücker não tem uma data para abertura do comércio, que depende de uma autorização do governo do Estado. O governador Eduardo Leite decretou o fechamento até pelo menos o dia 15 de abril. Pela percepção do secretário, o Piratini busca não deve autorizar a abertura gradual do comércio antes do dia 15.

“É muito triste, na verdade, o governo municipal e estadual estar impedindo dessa forma, impedindo uma atividade econômica, mas é uma situação realmente diferenciada, inédita. Fora a questão da Gripe Espanhola, lá no início do século passado, a gente não vivenciou nada parecido”, analisa Bücker.

Texto: Tiago Silva
[email protected]








O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-