
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) apresentou à Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (7/12), um Projeto de Lei (PL) que pede a autorização de publicidade de armas de fogo, em todo o território nacional. O texto do PL nº 5414, de 2020, pede o fim da “censura ao direito da população de garantir sua legítima defesa”.
O deputado também propõe que produtores, atacadistas, varejistas, exportadores e importadores de armas de fogo tenham total liberdade para usar os meios de comunicação para promover os produtos. O texto prevê ainda que os instrutores de glock“>tiro desportivo e de armamento tenham os mesmos direitos.
“É permitido aos produtores, atacadistas, varejistas, exportadores e importadores de armas de fogo, acessórios e munições utilizarem veículos de comunicação social, tais como jornais, revistas, rádios e TV, redes sociais ou qualquer meio de plataformas digitais e de aplicativos de mensagens, para divulgação de peça publicitária que contenham imagens de arma de fogo, quaisquer que sejam suas formas de reprodução e apresentação”, estabelece o PL.
No entanto, a Lei nº 10.826, de dezembro de 2003, que dispõe sobre o registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, prevê multa de R$ 100 mil a R$ 300 mil para as empresas de produção ou comércio de armamentos que realizarem publicidade para vendas, “exceto nas publicações especializadas”.
A reportagem entrou em contato com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), mas ainda não obteve retorno.
Eduardo-Bolsonaro4
“Ressalto ainda que não se trata de medida de intervenção militar ou de interferência em outros poderes”, disse Eduardo Bolsonaro à PFAndre Borges/Esp. Metrópoles
A entrevista foi feita para o canal do político no YouTubeAndre Borges/Esp. Metrópoles
“Ressalto ainda que não se trata de medida de intervenção militar ou de interferência em outros poderes”, disse Eduardo Bolsonaro à PFredes sociais/ reprodução

Eduardo Bolsonaro foi eleito deputado federal pelo PSLMarcelo Camargo/Agência Brasil

Eduardo visita o pai, Jair Bolsonaro, no hospitalredes sociais/ reprodução
Eduardo Bolsonaro não está afastado, mas é alvo de processos disciplinaresReprodução
0
Justificativa
Na justificativa do projeto, Eduardo Bolsonaro cita a bíblia cristã. “Na bíblia, no Evangelho de Lucas 22,36 diz: ‘ e Jesus disse: – O homem sem uma espada deve vender sua veste e comprar uma’”. Ele também cita a frase “um povo armado jamais será escravizado”, dita pelo pai, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O parlamentar faz alusão a regimes ditatoriais como os de Adolf Hitler, na Alemanha, e Josef Stalin, da União Soviética, para justificar a necessidade de armar a população.
“Antes de serem genocidas consagrados tiveram algo em comum, todos seguiram uma política inaugurada pelo terceiro Reich, o desarmamento completo da sociedade civil. Em cada um dos casos, a população foi desarmada para ser posteriormente controlada e assassinada”, argumenta.
Eduardo Bolsonaro menciona, sem citar fontes científicas concretas, que um “estudioso” da Universidade de Harvard afirma que “países que têm mais armas tendem a ter menos crimes”.
Leia o PL na íntegra.
Tramitacao-PL-5417-2020 (1) by Rebeca Borges on Scribd
Em vídeo publicado no YouTube nesta terça-feira, o parlamentar declarou que as armas não causam consequências negativas para a população, exceto quando utilizadas por criminosos. “A arma defende, salva vidas. A arma só é ruim na mão de pessoas más”.
O deputado também afirmou, sem apresentar dados, que o país só teve redução nível de homicídios após decreto que flexibiliza porte de armas de fogo, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em 2019.
APRESENTEI PL 5417/2020: DIVULGAÇÃO DE ARMAS
Projeto libera toda publicidade de armas e veta toda censura a posts com armamentos (PT quer proibir armas em redes sociais)
E proíbe discriminação de órgãos financeiros com setor armamentista
Mais no vídeo: https://t.co/bjBbeLKERv
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) December 8, 2020
O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?
O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.
-