Estados Unidos apreendem aeronave com destino à Venezuela carregada com armas de fogo – Defesa Aérea & Naval

MIAMI – Oficiais da alfândega dos EUA interceptaram um jato particular com destino à Venezuela no sul da Flórida carregado com 82 armas de fogo, incluindo um rifle de precisão, além de 63.000 cartuchos de munição, disseram as autoridades dos EUA na terça-feira.

Dois pilotos venezuelanos – Luis Alberto Patino e Gregori Mendez – foram presos no sábado e acusados ​​de contrabandear dinheiro e mercadorias a granel dos EUA e porte ilegal de armas de fogo como estrangeiros, disse a Alfândega dos EUA e Proteção de Fronteiras em um comunicado à imprensa. O avião e sua carga foram apreendidos, disse o comunicado.

Não ficou claro por que as armas foram compradas. Mas a prisão ocorreu no momento em que as tensões entre os EUA e a Venezuela aumentaram nos últimos meses, incluindo alegações de que os oponentes do presidente Nicolás Maduro vinham buscando o apoio de um ex-Boina Verde dos EUA para derrubar violentamente o líder socialista.

O Lear Jet registrado na Venezuela listou como destino a ilha caribenha de São Vicente e Granadinas, disse o comunicado dos EUA.

Mas Jared Rine, um agente especial das Investigações de Segurança Interna, disse em um depoimento em apoio à denúncia criminal que um dos réus disse, após ser preso, que o destino final da aeronave era a Venezuela.

“Com base no meu treinamento e experiência, sei que os pilotos arquivaram planos de voo para terceiros países para evitar a detecção de seus destinos finais para evitar o escrutínio das autoridades policiais”, escreveu Rine.

Aeronaves registradas na Venezuela e pilotos venezuelanos têm estado sob intensa vigilância recentemente por contrabandear ouro, cocaína e outros bens, enquanto o governo Trump intensificou os esforços para isolar o governo de Maduro. Como parte desses esforços, todas as aeronaves registradas nos Estados Unidos estão proibidas de voar para a Venezuela.

O comunicado dos EUA disse que os agentes alfandegários foram alertados sobre um movimento suspeito de aeronaves no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood.

REUTERS/Loren Elliott

De acordo com a declaração de Rine, a aeronave foi encaminhada para uma inspeção alfandegária pouco antes de sua decolagem programada para sábado à tarde. Quando os agentes chegaram, eles encontraram uma equipe de solo removendo cerca de 50 caixas da aeronave, disse.

“Os oficiais da CBP observaram que a aeronave estava totalmente carregada, da cabine de comando ao banheiro, com estojos e caixas de armas, munições e utensílios domésticos”, disse Rine.

O comunicado do CBP disse que um total de 82 armas de fogo, incluindo um rifle de precisão Barrett calibre .50 e 18 rifles, além de 63.000 cartuchos de munição, foram encontrados. Um supressor de arma de fogo também foi encontrado, bem como uma armadura corporal, disse. Os homens também transportavam dinheiro não declarado e cheques endossados ​​no valor de mais de US $ 20.000, disse CBP.

Patino disse aos agentes que ele e o co-piloto compraram as armas na Internet e em lojas de varejo na Flórida enquanto alugavam um apartamento nos últimos três meses na cidade vizinha de Coral Spring, disse a CBP. Os dois homens também estão listados como gerentes de uma empresa registrada na Flórida, PM Global Services LLC, criada em junho com o objetivo de “todos e quaisquer negócios legais”, de acordo com registros corporativos. Mendez também é afiliado a quatro outras empresas registradas na Flórida.

Um defensor público designado para representar Patino não respondeu imediatamente a um e-mail solicitando comentários. Não havia nenhum advogado listado para Mendez.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Washington Post




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-