governo anuncia regulamentação do uso da cloroquina em Alagoas – Armas Online


O governador Renan Filho (MDB) anunciou que nesta quarta-feira (15) baixará uma portaria que regulamentará o uso da substância cloroquina para ser utilizada no tratamento de pacientes com coronavírus. O anúncio foi realizado através da conta oficial do governador no Twitter. Segundo Renan, o uso da cloroquina – entretanto – que o medicamento será fornecido…

Chris Wattie / Reuters

O governador Renan Filho (MDB) anunciou que nesta quarta-feira (15) baixará uma portaria que regulamentará o uso da substância cloroquina para ser utilizada no tratamento de pacientes com coronavírus.

O anúncio foi realizado através da conta oficial do governador no Twitter. Segundo Renan, o uso da cloroquina – entretanto – que o medicamento será fornecido pelo Estado e deverá ser prescrito por médicos.

“Amanhã publicaremos portaria nº 3264/Sesau que regulamentará o uso de Cloroquina em Alagoas para o tratamento de pacientes com Covid-19. A prescrição será decidida pelos médicos e o Estado ofertará o medicamento. Na batalha utilizamos armas disponíveis e nosso inimigo é o vírus”, publicou.

CLOROQUINA

A cloroquina tem sido esperada como uma das armas para o combate ao coronavírus após os presidentes brasileiro, Jair Bolsonaro e o americano, Donald Trump, terem citado o uso da substância como eficientes na luta contra o covid-19.

Após diversas tentativas de uso e estudos por meio de pesquisas, médicos e cientistas brasileiros ainda não chegaram a uma conclusão sobre a real eficácia do medicamento.

A atual discussão tem sido em torno de doses manipuladas em pacientes, pois segundo os resultados das experiências dos médicos e cientistas, o uso do medicamento causa arritmia cardíaca e até mesmo a morte, como ocorreu em Manaus/AM, onde 11 pessoas faleceram após serem submetidas à cloroquina.

Após o fato, os estudos sobre a eficácia da substância foi interrompido por 60 cientistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM).

“Há enorme pressão para utilizar cloroquina no tratamento de covid-19. Os resultados apresentados servem como um alerta, oferecendo evidências mais robustas para protocolos de tratamento de covid-19”, diz o investigador principal do estudo, Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, pesquisador da Fiocruz Amazônia.

PRORROGAÇÃO DO ISOLAMENTO

O número de casos confirmados do Covid-19 tem aumentado sistematicamente em Alagoas. No último sábado (11), 48 pacientes foram diagnosticados com a doença. Nessa terça-feira (14), saltou para 72.

Mediante ao número crescente, o Governo de Alagoas deve prolongar o decreto emergencial de isolamento social. A atual determinação prevê o fechamento de diversos estabelecimentos até a próxima segunda-feira (20).

FAKE NEWS

Mensagens que circulam nas redes sociais dão conta de que o Governo de Alagoas estaria determinando medidas para o retorno de diversos estabelecimentos comerciais e datas que confirmariam a prorrogação da quarentena. Entretanto, a assessoria de comunicação do Estado confirmou que a informação não é verdadeira.

Segundo a falsa publicação, serviços como transportes coletivos e estabelecimentos como shoppings ficariam fechados até o próximo dia 30 de abril. No caso de igrejas, escolas e eventos esportivos, a prorrogação do isolamento social seria até o dia 31 de maio.

A fake news segue informando que o comércio, hotéis e similares voltariam a funcionar somente com determinadas regras.




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-