A estatal IMBEL determinou o retorno de seus trabalhadores nesta quarta-feira, dia 22 de abril.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Itajubá, Paraisópolis e Região, protocolou um ofício exigindo a prorrogação da licença remunerada para os trabalhadores da Indústria de Materiais Bélicos do Brasil de Itajubá (Imbel). 

A informação foi divulgada pelo diretor do sindicato, José Carlos.
Foto: Sindicato dos Metalúrgicos.

De acordo com o sindicalista, a Imbel determinou o retorno das atividades hoje, porém, sem as medidas de segurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. “A estatal, com a fabricação de armas, não é um serviço essencial nesse momento de pandemia. Os metalúrgicos fizeram fila e se aglomeraram na portaria para entrar no trabalho, cumprindo a equivocada determinação da empresa, que coloca em risco a saúde e a vida dos trabalhadores e suas famílias”, diz.

É importante ressaltar outro alerta que o diretor salientou, que é a proximidade no interior da fábrica. Segundo ele, os riscos são muitos. “Além da proximidade entre dos trabalhadores, no refeitório e na fila para entrar, também tem o manuseio coletivo de ferramentas que pode favorecer a contaminação”. “Cumprindo a equivocada determinação da empresa que coloca em risco a saúde e a vida dos trabalhadores e suas famílias”.

O Sindicato salienta também que “não há qualquer desculpa que justifique o retorno dos trabalhadores ao trabalho na IMBEL, a fabricação de armas não são itens essenciais em situação de pandemia, o conceito de empresa estatal também não considera a obtenção de lucros para garantir os pagamentos de salários, pois os mesmos tem previsão orçamentaria garantida”.

IMBEL retoma funcionamento e sindicato pede licença remunerada para os trabalhadores 12

O Sindicato concluiu que na Imbel existem muitos grupos de risco e o retorno é inadmissível com o cenário da Covid-19 e vai contra as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS). “O Sindicato vai exigir as medidas certas não só na Imbel, como em demais fábricas de Itajubá”.




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-