Jornal de Jales

Três cães americanos foram apreendidos com oscaçadores de javali em Santana da Ponte Pensa

Durante patrulha da Polícia Militar Ambiental pela “Estrada 77”, em Santana da Ponte Pensa, policiais flagraram três homens praticando caça de animais silvestres sem autorização, ontem, dia 24.

Com os indivíduos, foram apreendidos uma espingarda calibre 12, cães de caça americanos e outros apetrechos da prática. Os caçadores confessaram que estavam caçando javali e não possuíam autorização de órgão ambiental competente. Já a arma utilizada, os militares constataram que estava devidamente registrada.

Foi então lavrado em desfavor dos caçadores multa ambiental pela prática da caça de animal da fauna silvestre nativa sem autorização do órgão competente.

AUTORIZAÇÃO

Os javalis são animais nativos da Europa, Ásia e no norte da África. No Brasil, a espécie é invasora e causa danos em plantações, pastagens, florestas, nascentes e ameaçam a existência das espécies nativas.

Em 2013, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) passou a autorizar a caça do javali em todo território nacional. Essa autorização se deu através da Instrução Normativa N° 03/2013.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental de Jales, a pessoa que quiser praticar a caça de javali deve ter a devida autorização do IBAMA. O caçador deve ter em mãos o Cadastro Técnico Federal para caça de javali – CTF e do Sistema de Informação de Manejo de Fauna – SIMAF.

Para a utilização de armas de fogo, além do cadastro no IBAMA, também é necessário portar o Certificado de Registro (CR) de Caçador do Exército.

A caça de javalis foi autorizada no ano de 2013 pelo IBAMA, porém, o caçador deve ter a permissão do órgão ambiental




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-