Mundo – NOTÍCIAS – TPI diz que nunca teve confirmação oficial sobre detenção de filho de Khadafi

TPI diz que nunca teve confirmação oficial sobre detenção de filho de Khadafi

Saif al-Islam surgiu nas ruas de Trípoli um dia depois de os rebeldes afirmarem que ele havia sido detido

Saif al-Islam, filho de Muammar Khadafi, é saudado por tropas fieis ao ditador em Trípoli, numa demonstração de que parte do regime ainda sobrevive

O Tribunal Penal Internacional (TPI) afirmou nesta terça-feira (23) que nunca teve a confirmação “oficial” sobre a detenção de Saif al Islam Khadafi, o filho do ditador líbio, Muammar Khadafi. No domingo, surgiu a notícia de que o TPI havia confirmado a prisão de Saif al-Islam, mas na noite de segunda-feira ele surgiu em Trípoli meio a tropas fiéis a seu pai.

Um porta-voz do TPI esclareceu à EFE que na segunda-feira reuniram-se com membros do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, mas que estes nunca chegaram a confirmar de maneira “oficial” a detenção do filho do líder. “O TPI recebeu ontem (segunda-feira) a informação a partir da imprensa sobre a detenção de Saif al Islam Kadafi na Líbia, por isso entrou em contato com o Conselho Nacional de Transição líbio para confirmar esta informação, e uma vez confirmada, negociar a entrega do suspeito ao TPI, mas a corte não recebeu nenhuma confirmação oficial”, disse EFE o porta-voz do TPI, Fadi El Abdallah.

Abdallah ressaltou que o TPI “continua pedindo às autoridades nacionais líbias que prendam os três suspeitos e os entregue à Corte”. Na segunda-feira, a secretaria do TPI disse que havia recebido “informação” que Saif al Islam Kadafi havia sido detido e que a Corte negociava com as autoridades líbias a entrega do acusado.

 Otan diz que Líbia deve decidir destino de presos

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira, Oana Lungescu, porta-voz da Organização do Tratado do Atlântico Norte, afirmou que a entidade não vê Khadafi ou seus filhos como alvos e que caberá ao futuro governo da Líbia decidir o que fazer com as pessoas sujeitas a mandados de prisão internacionais, como é o caso de Muammar Khadafi e de seus filhos. Lugenscu fez uma alusão a prisões recentes de líderes sérvios acusados de massacres nos anos 1990 e afirmou que esses criminosos “podem fugir, mas não podem se esconder”.

JL


Seja um atirador esportivo!

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!





O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-