No Tocantins, Funai apoia atividade de bovinocultura dos povos Javaé e Karajá

A Coordenação Regional (CR) Araguaia Tocantins, unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Palmas (TO), participou de uma Assembleia Geral do Conselho das Organizações Indígenas do Povo Javaé da Ilha do Bananal (Conjaba). O objetivo do evento foi discutir a atividade de bovinocultura desenvolvida pelos povos Javaé e Karajá na região.

O coordenador da CR Araguaia Tocantins, Osmar Gomes de Lima, esteve presente no evento. “Procuro participar dos debates para entender corretamente os legítimos anseios dos povos indígenas. Uma das grandes questões das comunidades é a produção. Eles querem produzir e precisam de subsídios”, ressalta o coordenador.

“O que eu destaco na minha gestão à frente da CR Araguaia Tocantins é a reaproximação e o fortalecimento da Funai com as lideranças, os representantes de todas as comunidades indígenas. Temos discutido muito as questões de bovinocultura, suinocultura, criação de aves, pesca esportiva, horta e outros projetos de etnodesenvolvimento de diversas etnias”, acrescenta Lima.

A unidade também tem desenvolvido e acompanhado diversas ações de proteção e fiscalização territorial e ambiental em diferentes Terras Indígenas, a exemplo da operação de apreensão de madeira no território Xerente, estado do Tocantins, que ocorreu nos últimos dias em parceria com o Exército e a Polícia Federal.

No combate à covid-19, a CR Araguaia Tocantins destaca-se com a entrega de mais de 13 mil cestas básicas para famílias indígenas desde o início da pandemia. O intuito é garantir a segurança alimentar e colaborar com o isolamento social dos indígenas. A unidade também distribuiu mais de 5 mil kits de higiene durante as ações de enfrentamento ao coronavírus nas aldeias.

Assessoria de Comunicação/Funai




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-