O que é uma Challenge Coin? – Portal Armas de Fogo

Uma Challenge Coin é uma moeda praticamente igual a qualquer outra em seus aspectos físicos, variando em uma pintura ou textura com símbolos diferentes das demais, tendo como principal diferença o ritual em que se consegue esta moeda. É aqui que todo o valor da mesma surge!

Origem

Longe de nos aventurarmos em olhar dia por dia da história antiga de tantos séculos, até porque existe uma dificuldade história e de registros documentais escassos em definir com precisão e certeza a sua verdadeira origem, nos resta apenas contar um pouco do que é sabido de sua criação e como ela se tornou um objeto de recompensa tão desejado e de ampliação do moral de quem é presenteado.

As civilizações antigas são muito conhecidas não só pelos seus feitos e seu desaparecimento, comumente às vezes até erroneamente ilustrados em filmes, mas também por reconhecimento de valores que eram desejados e fomentados em seu contexto temporal e cultural. Como muitas dessas civilizações pregavam a coragem e a bravura entre esses valores, sempre foi muito comum pessoas, especialmente soldados e caçadores, ainda mais se forem jovens no qual grandes feitos são esperados de quem possui experiência e não de quem é iniciante em determinada ação ou manobra, prêmios eram dados por seus superiores, sejam reis, imperadores ou líderes tribais, a estes detentores de grandes e admiráveis façanhas.

Esses prêmios variam de cultura pra cultura, saindo de uma arma simbólica, um objeto considerado sagrado ou até no caso, uma moeda. O importante aqui para entendermos a história da “Challenge Coin” que em tradução livre pode ser lido como “moeda do desafio”, é o ato de reconhecer a coragem e determinação de alguém em fazer algo acima da média, algo que realmente inspira demais a serem melhores e saberem que ao se destacarem, haverá a recompensa da glória e seus feitos não serão esquecidos. Literalmente vencer um desafio e lucrar com isso.

O Ritual

No caso da moeda, com origem romana, exemplo que focaremos pois foi a herança cultural que carregamos com nós e que se faz presente até os dias atuais junto com as famosas “medalhas”, soldados que se destacavam em batalha nos exércitos romanos eram agraciados com uma moeda a mais em seu pagamento, com um desenho adicional em seu verso referente a sua legião, e eram entregues pessoalmente por seus comandantes na frente de outros soldados, seguido com uma grande brinde entre os soldados com bastante festejo em honra daquele que a recebeu e em muitos casos eram até convidados a beber junto com o comandante. Isso fazia o moral da equipe e principalmente do ganhador serem elevados às alturas. A prática se tornou muito eficaz em fortalecer conexões e foi amplamente difundida.

Esta moeda tinha um valor adicional e em algumas regiões era considerada até três vezes mais valorosa do que as outras. O que ficou gravado como costume dos soldados com o passar do tempo, é que apesar de ser um pouco mais valiosa, a glória envolvida em ser merecedor da mesma fez com que muitos a guardassem ao invés de gastá-la.

Este costume, essa sensação de ter feito mais do que a média, de ter sido em determinado momento superior, valente, e guardar essa moeda como lembrança daquele momento e reconhecimento ganhou valor simbólico, muito superior ao financeiro da moeda em si. O ato de guardá-la se tornou cada vez mais comum e é mundialmente adotado até os tempos modernos.

Outro costume que não pode ser deixado passar em branco, é o de proteger a Challenge Coin. Perdê-la, seja por falta de zelo ou ser roubado, se tornou com o passar do tempo um evento repudiado e o dono da moeda perdida ou roubada era zombado em sinal de vergonha, uma vez que o valor simbólico, como o estandarte com a águia romana carregada em cada batalha, eram tidos como sagrados e portadores de grande poder de elevação mortal. Portanto, não basta receber a glória da vitória do desafio, era preciso também protegê-la do acaso do destino ou de mentes sujas.

Como ganhar uma Challenge Coin?

Como explicado, é preciso haver algum feito a ser reconhecido por determinado grupo. Por ser costume militar, mesmo que havendo historicamente civis sendo condecorados como equipes de esportes radicais, hoje em dia é mais comum o costume ser encontrado em grupos militares ou que tenham alguma ligação com a ideia de combate e desafios e que disponham de funcionamento fraternal, como escolas de artes marciais, departamentos de polícias e de treinamento privado com armas de fogo como empresas de PMC e clubes de glock“>tiro.

Não há uma regra para conseguir, isso dependerá do grupo em que faz parte e da prova de valor que conseguiu aplicar, portanto, é praticamente impossível dar mais detalhes do que “vencer um desafio” pois a mecânica em volta disto pode mudar completamente de local pra local, de grupo para grupo. Então, se deseja ganhar a sua Challenge Coin, em primeiro lugar você precisa saber se o grupo no qual você pertence compartilha deste costume, e em segundo lugar, precisa demonstrar e provar seu valor para si próprio e para seus irmãos.

Challenge Coin presenteada pela Academia Brasileira de Armas a um cidadão que por uma década se dedicou a liberdade de acesso às armas.



O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-