Pacientes podem marcar consultas direto na Central de Agendamento


Em observância ao período eleitoral, este canal mantém estático conteúdos anteriores à data 15/08, sendo atualizado somente por matérias relacionadas ao combate à Covid-19, ou de urgência social.

Pacientes podem marcar consultas direto na Central de Agendamento

Publicada em 18/09/2020 às 17:56

Além dos atendimentos em acolhimento e agendas realizados pelas equipes de Saúde, a Prefeitura de Jundiaí retoma, nesta segunda-feira (21), o agendamento de consultas feito diretamente pelos usuários. A oferta será feita via Central de Agendamento de Consultas (CAC) e as vagas serão gradativamente ampliadas. Para garantir o acesso aos casos de maior necessidade, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) mantém reserva de agenda para as avaliações realizadas pelas equipes, a partir do acolhimento na Unidade Básica de Saúde (UBS).

O atendimento na rede de Saúde de Jundiaí teve os agendamentos eletivos suspensos entre 23 de março a 30 de abril, sendo retomados a partir de maio, com o contato feito pelas equipes das UBSs e ambulatórios. “Agora, com o cenário epidemiológico da COVID-19 em inflexão, é possível ampliar a oferta de agendas nos serviços e retomar o agendamento pelo próprio usuário, ou seja, para as demandas eletivas”, comenta o coordenador técnico do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) e gestor da UGPS, Tiago Texera.

Maria Aparecida de Oliveira aprova a retomada da agenda direta pelo usuário

A liberação do sistema, no entanto, é gradativa. “Há uma parcela de horários reservada para os casos classificados como prioritários a partir da busca pelo serviço de Saúde e estratificação de risco. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como uma das premissas a priorização dos casos conforme as necessidades, essa priorização através de reserva de vagas na agenda é necessária para evitar o agravamento da condição dos pacientes crônicos e a oferta de vagas para agendamento direto da população será gradativa”, argumenta a diretora de Atenção Básica da UGPS, Andreia Pinto de Souza.

A meta é alcançar no próximo mês 75% da produção realizada em outubro do ano passado na rede de Saúde de Jundiaí, ou seja 35,4 mil consultas na Atenção Básicas e 18 mil nos Ambulatórios de Especialidades. “Vale destacar que o telemonitoramento iniciado em março será mantido em toda a rede, garantindo que todos que precisem tenham acesso ao atendimento em tempo oportuno”, detalha o gestor.

Maria Aparecida de Oliveira, 62 anos, é usuária da UBS Morada das Vinhas. A retomada do agendamento pelo usuário, em sua opinião, é mais uma vantagem para a população. “Sempre que precisei, mesmo durante a pandemia, fui atendida pela equipe da UBS. O agendamento pela população é importante e mostra que estamos conseguindo avançar contra essa pandemia, retomando gradativamente”, comenta a moradora no bairro.

As consultas podem ser agendadas pelo telefone 4531-8670 (CAC) ou ainda nas próprias UBSs, após o acolhimento da equipe.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/09/18/agendamento-de-consultas-pela-populacao-sera-liberado-segunda-feira/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-