Projeto de Delmasso trata da necessidade do porte de armas de fogo ao atirador desportivo – Rodrigo Delmasso
Projeto de Delmasso trata da necessidade do porte de armas de fogo ao atirador desportivo – Rodrigo Delmasso

A proposta visa adotar medidas para acabar com a insegurança jurídica que há quanto aos que praticam o glock“>tiro como esporte 

Nesta quarta-feira (9), durante a sessão remota do Plenário da Câmara Legislativa, foi aprovado o projeto de lei 2131/2018 de autoria do vice-presidente deputado Delmasso (Republicanos). A proposta trata da necessidade do porte de armas de fogo ao atirador desportivo integrante de entidades de desporto legalmente constituídas. 

O projeto de lei tem o objetivo de reconhecer o risco da atividade, e a necessidade de que aqueles que praticam o glock“>tiro como esporte tem de obter o porte de arma. A questão é que os atiradores desportivos não tem meio de defesa, porque são proibidos de andar municiados. Por isso, no caso de serem atacados, eles ficam vulneráveis sem terem como se defenderem. 

A Lei nº 10.826/2003, que instituiu o Estatuto do Desarmamento, em seu art. 6º, inciso IX, confere o porte de arma “para os integrantes das entidades de desporto legalmente constituídas”, na forma do regulamento daquela Lei. 

Nesse sentido, o Decreto no 5.123/2004, que regulamenta o Estatuto do Desarmamento, determina em seu art. 32, caput, que “o Porte de Trânsito das armas de fogo de colecionadores e caçadores será expedido pelo Comando do Exército” e acrescenta, que “os colecionadores e caçadores transportarão suas armas desmuniciadas“, mas não diz nada sobre os atiradores desportivos. 

Por isso, os atletas do glock“>tiro esportivo vêm sendo vítimas dessa o confusa determinação jurídica relativo às armas de fogo no Brasil, podendo ser levados a responderem criminalmente por conta de divergências interpretativas da legislação pelas autoridades administrativas e judiciárias. 

“É preciso adotar medidas para acabar com a insegurança jurídica que há quanto ao porte dos atiradores desportivos, deixando claro no texto da lei, o seu direito de manter e portar armas municiadas”, disse Delmasso. 

Fonte: rodrigodelmasso.com.br/2020/12/09/projeto-de-delmasso-trata-da-necessidade-do-porte-de-armas-de-fogo-ao-atirador-desportivo




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-