Receita abre consulta ao quarto lote de restituições do IR – 23/08/2020 – Grana

Os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda 2020 e ainda não receberam a restituição podem consultar se estão no quarto lote.

A Receita Federal abre a consulta ao penúltimo lote de restituições do imposto deste ano a partir das 9h desta segunda-feira (24), no site receita.fazenda.gov.br.

A grana cairá na conta informada ao declarar o IR, na próxima segunda (31). O crédito bancário será feito para quase 4,5 milhões de contribuintes. Ao todo, serão pagos R$ 5,7 bilhões neste lote.

Segundo a Receita, foram contemplados 4,4 milhões de contribuintes não prioritários, que entregaram a declaração até 19 de junho.

Além disso, serão pagos valores a 6.633 idosos acima de 80 anos, 36.155 que têm entre 60 e 79 anos, 4.308 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 17.787 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A grana da restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate, pode fazer o pedido para receber, pela internet, no “Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição”, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Se o valor não for creditado, o cidadão deve ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a a central de atendimento, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito.

O próximo lote de restituições será pago em 30 de setembro. Será o quinto e último. Neste ano, a Receita diminui de sete para cinco os lotes de pagamentos. Se não receber a grana, o contribuinte está na malha fina. Veja como fazer a consulta.

*

Contribuinte pode consultar a declaração | O que fazer

  • O contribuinte que comete erros ou manda informações incompletas cai na malha fina
  • É preciso fazer a correção da declaração para ter a grana da restituição liberada
  • Antes, porém, o cidadão deve realizar a consulta no portal e-Cac para saber qual foi a pendência que o levou à malha
  1. Acesse cav.receita.fazenda.gov.br
  2. Quem já cadastro deve digitar o CPF, a senha e o código de acesso
  3. Quem ainda não tem senha e código consegue gerá-los informando o recebo das duas últimas declarações
  4. Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda”
  5. Ao acessar pela primeira vez, aparecerá um quadro com indicações; clique na seta da direita para seguir com as informações ou no X para sair
  6. Acima, será mostrada a sua linha do tempo de entrega do seu IR
  7. Clique sobre o ano de 2020, que é o primeiro a aparecer, da esquerda para a direita
  8. Se houver pendências, essa informação já estará na própria linha do tempo do IR; clique sobre ela
  9. Na página seguinte, haverá informações resumidas sobre sua declaração como data e hora em que foi enviada e recebida no fisco; vá em “Extrato de processamento” para saber qual é a pendência

Saiba gerar o código

  • Ao acessar o centro virtual, na página inicial, vá em “Saiba como gerar o código de acesso”, no final do primeiro retângulo
  • Na página seguinte, clique em “Gerar código de acesso para pessoa física”
  • Informe CPF, data de nascimento, número dos recibos e crie a senha, que deve ter de oito a 15 caracteres, contendo números, letras maiúsculas e letras minúsculas.
  • Depois, vá em “Gerar código”
  • Anote o código criado e vá em “Acessar o centro virtual de atendimento ao contribuinte (e-CAC)”

Atenção

  • O número do recibo ativo é sempre o último, caso já tenha enviada uma declaração retificadora
  • Se enviou o IR uma vez, é exigido o número do recibo do exercício citado



O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-