Receita libera consulta a restituição do imposto de renda para 82 mil no Estado

A Receita Federal liberou a consulta ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda 2020. Neste lote, receberá a restituição quem enviou a declaração até o dia 19 de junho.

Segundo a Receita, no Espírito Santo serão creditados R$ 100.944.511 a 82.195 contribuintes. O crédito será feito no dia 31 deste mês na conta bancária indicada na declaração do IR.

Este será o penúltimo lote de restituições do calendário 2020 e terá correção de 1,19%, referente à taxa básica de juros (Selic).

Neste ano, os dois primeiros lotes da restituição, pagos em maio e junho, não sofreram correção da Selic, já que foram pagos antes do fim do prazo de entrega da declaração, que foi estendido. O terceiro lote, pago em julho, teve correção de 1%.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br), localizar “Restituição e Compensação”, e informar CPF e data de nascimento.

Também é possível consultar pelo aplicativo Pessoa Física, disponível para os sistemas Android e iOS.

No site, pelo portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e consultar se há inconsistências ou pendências identificadas na declaração. Se houver, o contribuinte pode avaliar as correções e entregar uma declaração retificadora. Quem teve restituição barrada poderá recebê-la nos lotes residuais.

“A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda”, informou a Receita.

Caso tenha direito e o valor não tenha sido creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).


SAIBA MAIS
Quarto lote


  • A Receita liberou a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2020, referente ao exercício 2019.
  • Receberá a restituição quem enviou a declaração até o dia 19 de junho, além de uma parcela dos contribuintes que têm prioridade.
  • No estado, será pago um total de R$ 100.944.511 a 82.195 contribuintes.
  • Os valores serão corrigidos em 1,19%, referente à taxa básica de juros (Selic).
  • O crédito será feito na conta indicada no próximo dia 31.

Consulta

  • Para saber se a restituição estará liberada, o contribuinte deve acessar o portal e-CAC, no site da Receita www.receita.fazenda.gov.br, ou o aplicativo Meu Imposto de Renda.
  • Selecionar “Restituição do Imposto sobre a Renda Pessoa Física – IRPF”, e informar CPF, data de nascimento e exercício 2020.

Pendências

  • No porta e-cac, no site da Receita, é possível verificar se a declaração tem pendências que devem ser corrigidas. Neste caso, a restituição pode ser barrada e só ser paga nos lotes residuais.
  • Após o crédito, o valor fica disponível por um ano.
  • Se o contribuinte tiver direito à restituição e não receber, deve procurar qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Fonte: Receita Federal.




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-