Reprovado no Detran porque o instrutor ensinou errado – Autoescola Online

“Fiz do jeito que o meu instrutor me ensinou e fui reprovado”. Essa é uma das principais justificativas (reclamações) quando um aluno não passa na prova do Detran.

Se você não quer correr o risco de perder nenhum conteúdo do nosso site, clique aqui e faça seu cadastro GRATUITAMENTE.

Principais justificativas para a reprovação

Apenas 5% dos candidatos que são reprovados em um dos exames do Detran, assume que cometeu erros. Os outros 95%, costumeiramente, justificam suas reprovações em uma das seguintes situações:

► O carro não estava bom e me prejudicou na hora de fazer a manobra;

► O examinador foi injusto comigo, marcou uma falta que eu não cometi;

► Meu instrutor me ensinou de outro jeito e o examinador disse que está errado.

O que realmente acontece

O sentimento de frustração por ter sido reprovado é grande. Por isso, muitas vezes o aluno se vê na obrigação de se justificar com aqueles que estão à espera do resultado (familiares, amigos pessoal da autoescola) e fica procurando um “motivo” que retire de si a responsabilidade pelo insucesso no exame.

Claro que em alguns casos pode acontecer de o aluno estar dizendo a verdade, quando reclama do veículo, do examinador ou do instrutor, mas tenho que admitir que são casos RAROS. Na esmagadora maioria das vezes o aluno errou e, por isso, foi reprovado.

Ser reprovado em um exame, apesar de não ser uma experiência agradável, é uma situação absolutamente normal e, portanto, não é motivo para que o aluno se sinta na obrigação de se justificar. Evite dizer que vai fazer exame. Dos seus projetos só precisam saber você e Deus.

1594619253 20 qual o melhor carro para fazer aulas de direcao na autoescola autoescola online

Divergência entre bancas ou examinadores

Outra situação muito comum é haver divergências entre os próprios examinadores – um entende ser de um jeito, enquanto os demais veem de outra forma.

Quem é instrutor sabe a dificuldade que é lidar com esse tipo de situação.

Contudo, ao se deparar com essas “divergências”, o instrutor, o aluno ou a diretoria da autoescola tem o direito de solicitar esclarecimentos para o presidente ou secretário da banca. Mas faça isso POR ESCRITO, evite o contato verbal para a dirimir questões dessa natureza – o que não pode acontecer é cada examinador pedir uma coisa diferente.

Evite achismos

Ao questionar a conduta de um examinador, utilize o Manual de Exames do seu Detran para se orientar. Todo Detran tem esse Manual. Basta você procurar no site da instituição ou, caso não esteja disponível online, solicitar diretamente na unidade do órgão.

Quando o instrutor ensina errado

Apesar de pouco comum, é possível que o problema realmente esteja no carro, no examinador ou no instrutor e, quando isso acontecer, você aluno pode, respeitosamente, questionar sobre o fato e o seu instrutor deve apresentar uma resposta fundamentada na legislação de trânsito – não pode simplesmente dizer que é do jeito que ele está ensinando e ponto.

Quase que diariamente recebo questionamentos de nossos alunos on-line sobre divergência no que foi ensinado em nossas aulas para o que o seu instrutor orientou. O aluno realmente fica “vendido” nessas situações e acaba por não saber em quem acreditar.

Não sou nem pretendo ser o “dono da verdade” e sei que errar é do ser humano. Por isso, sempre que sou questionado sobre algo que estou ensinando, antes de CONFIRMAR meu posicionamento, procuro buscar na legislação, ou em bibliografias confiáveis, o embasamento que justifique a minha resposta.

Desse modo, o aluno não estará se apoiando somente naquilo que eu estou dizendo, mas numa fundamentação teórica que a comprove – essa deve sempre ser a postura do profissional instrutor.

Punições aplicáveis aos instrutores

Aos profissionais instrutores ou examinadores, é importante considerar que as instruções passadas aos alunos é algo de extrema responsabilidade. Orientar errado, e não tomar o devido cuidado de certificar-se do que está afirmando, é um desvio de conduta profissional e pode ter como consequência punições severas:

Resolução 789/20 do Contran

Art. 72. São consideradas infrações de responsabilidade específica do INSTRUTOR e do EXAMINADOR:

I – negligência na transmissão das normas constantes da legislação de trânsito, conforme estabelecido no quadro de trabalho, bem como o cumprimento das atribuições previstas nesta Resolução e normas complementares do órgão ou entidade executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal;

II – falta de respeito aos candidatos;

III – deixar de orientar corretamente os candidatos no processo de aprendizagem;

IV – deixar de portar o crachá de identificação como instrutor ou examinador habilitado, quando a serviço;

V – prática de ato de improbidade contra a fé pública, contra o patrimônio ou contra a administração pública ou privada;

VI – realizar propaganda contrária à ética profissional; e

VII – obstar ou dificultar a fiscalização do órgão executivo de trânsito estadual ou do Distrito Federal.

 

As PUNIÇÕES para qualquer inobservância praticada por instrutores ou examinadores será  conforme a gravidade da infração:

I – advertência por escrito;

II – suspensão das atividades por até trinta dias;

III – suspensão das atividades por até sessenta dias; ou

IV – cassação do credenciamento.

Aplicacao de multa de transito por indicacao de testemunha

Conclusão

Na pessoa de aluno, é prudente que antes de levantar qualquer demanda sobre o conteúdo que está sendo ensinado, procure ter certeza de que não está entendendo a mensagem de forma equivocada – é muito comum o instrutor dizer uma coisa e o aluno entender outra.

Já na pessoa do instrutor, quando um aluno o questionar, é extremamente recomendável que o “ego” seja deixado de lado. Todos nós cometemos erros, nos equivocamos.

Seja humilde, antes de confirmar algo, busque a fonte (se possível mais de uma) que fundamente sua resposta e a APRESENTE ao aluno que questionou – JAMAIS cometa a prepotência de dizer que está certo e ponto final.

Quer receber vídeos sobre legislação de trânsito? Então clique neste botão vermelho aqui embaixo e INSCREVA-SE em nosso canal YouTube.com/LegTransito

1605194787 203 Aplicacao de multa de transito por indicacao de testemunha

É importante, também, que você CLIQUE AQUI e baixe o nosso aplicativo para receber GRATUITAMENTE todos os vídeos e textos que produzimos sobre trânsito.

é fácil e rápido. Fale agora mesmo com um de nossos representantes e receba sua habilitação em até 7 dias úteis.




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-