Revogação de normas de controle de armas configura abuso do Exército, diz MPF
Foto: Adenilson Nunes/ GOVBA

 

A Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional do Ministério Público Federal (7CCR/MPF) entendeu como incompatível com o ordenamento jurídico brasileiro a portaria do Exército que revogou normas de controle, rastreabilidade e identificação de armas de fogo e munições. O órgão entendeu ainda que o dispositivo caracteriza abuso no exercício do poder regulamentar conferido ao Comando Logístico do Exército (Colog), responsável pela portaria.

Considerando que a revogação das portarias foi uma ordem expressa e admitida pelo presidente Jair Bolsonaro, a 7CCR/MPF aponta que a medida “exorbita o limite de discricionaridade” determinado pelo Decreto nº 10.030/2019, que trata do rastreamento de produtos controlados pelo Exército. A atuação do Colog, segundo o Ministério Público Federal, não pode ser desempenhada como “simples manifestação de vontade”.

“(…) a ausência da indicação de parâmetros técnicos para a edição da Portaria nº 62/2020 – COLOG representa vício em sua motivação”, diz a nota.

De acordo com a nota técnica, as portarias que foram revogadas estão fundamentadas no Estatuto do Desarmamento e no Decreto nº 10.030/2019. O Colog não apresentou fundamento para o ato, mesmo após questionamentos do MPF.

O documento agora será encaminhado ao procurador-geral da República, Augusto Aras, para subsidiar sua manifestação nas Arguições de Descumprimento de Direito Fundamental (ADPF) que questionam a norma.


Comprar G2C é aqui. Pronta entrega!




https://www.youtube.com/watch?v=NLf27Vk19xk


QUER SER CAC E NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR?

Definitivamente, tudo o que você precisa para tornar-se Atirador Desportivo, Comprar e Registrar seu Armamento!

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!


Confira:
[display-posts s=”arma”]




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-