Vereador de Fortaleza saca arma durante discussão na rua – 28/08/2020 – Armas Online

Márcio Cruz (PSD), vereador de Fortaleza, foi filmado ontem sacando uma arma durante uma discussão numa rua do bairro Presidente Kennedy, na capital cearense. No vídeo, ele pergunta para um homem se ele o está ameaçando e, então, tira a arma da cintura. Na confusão, ainda é possível ouvir um morador pedir respeito com uma mulher, mas não fica claro se a fala é direcionada ao vereador ou ao rapaz que discutia com ele.

Nesta sexta-feira, em suas redes sociais, o vereador, que também é guarda-municipal, afirmou que foi surpreendido com o vídeo e que ele não mostra o começo e nem o fim da discussão na Rua Nossa Senhora das Dores. Segundo ele, o rapaz teria dito que, por ele ser morador do Jardim Iracema (bairro vizinho), não poderia circular naquela região.

“Ele disse que, se eu não saísse de lá, eu ia ver. Quando escutei aquilo, enquanto cidadão, enquanto profissional de segurança pública, eu me indignei. Porque eu, enquanto autoridade, não posso andar naquela rua, imagina o morador, um cidadão comum. E aquela indignação me tomou”, argumentou Márcio Cruz.

O UOL tentou entrar em contato com o vereador, mas não foi atendido até a publicação da reportagem. Nas redes sociais, Márcio Cruz disse que deu voz de prisão ao homem e o chamou de covarde por ter evadido o local “de forma sorrateira”.

Na postagem, o vereador afirmou que estava se direcionando a uma delegacia para prestar queixa e localizar o homem que aparece nas imagens, garantindo que o caso seja apurado. No entanto, a reportagem entrou em contato com três Distritos Policiais que cercam a região (1°, 7° e 17° DP) e todos afirmaram que não há nenhum registro sobre o ocorrido e nenhuma investigação em curso.

Político pode portar arma?

Além de o vereador ser guarda-municipal, um decreto assinado no ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passou a permitir que políticos tenham posse e porte de arma. De acordo com o decreto, políticos com mandato, caminhoneiros e jornalistas da área policial podem ter porte de arma.

O porte é a autorização para transportar a arma fora de casa. O decreto permite que portem armas políticos que estiverem exercendo o mandato, presidente da República, governadores, prefeitos, senadores, deputados federais e estaduais e vereadores.




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-